Expovinhos acontece em Vitória e terá participação do enólogo Carlos Lucas!

expovinhos 2

Expovinhos: Dez anos de vinhos, aromas e sabores

O maior evento de vinhos do ES, Vitória Expovinhos, completa uma década

Os apaixonados por vinhos do Espírito Santo já podem celebrar a chegada da 10ª edição do Salão Internacional do Vinho de Vitória. Considerado o maior evento do setor no estado, o Vitória Expovinhos 2018, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), acontece nos dias 26 e 27 de junho, no Centro de Convenções de Vitória, para comemorar uma década de vinhos, aromas e sabores proporcionados aos empresários e apreciadores do vinho.

Reunindo as nove edições do Vitória Expovinhos, o evento apresenta números expressivos de mais de 500 expositores, cerca de nove mil rótulos, 18 mil participantes, mais de 500 expositores e 3200 participantes em cursos e palestras. O evento incentiva a profissionalização e comercialização do setor vinícola no Espírito Santo, além de valorizar a cultura e fomentar a economia local. Em 2017, o Expovinhos contou com 1.200 rótulos de vinhos finos de países como Itália, Chile, Portugal, França, Espanha e Argentina. Recebeu cerca de 3.500 mil participantes nos dois dias de evento, além de 62 expositores.

O Salão Internacional do Vinho de Vitória é conhecido pelo formato Wine Tasting, exclusividade no Estado, que oferece aos participantes inscritos a oportunidade de ter à disposição centenas de rótulos para degustação. Além de poder conversar com os enólogos, sommeliers e representantes, que apresentam as peculiaridades de cada vinho, como as suas origens e os tipos de uva.

Considerado um dos mais importantes eventos de vinho do país, o Expovinhos visa proporcionar aos empresários e empreendedores com foco neste mercado e também aos apreciadores do vinho de qualidade, oportunidades de novos conhecimentos e da realização de grandes negócios. O Vitória Expovinhos chega a 10ª edição reconhecido como o segundo melhor momento de vendas de vinhos no ES, perdendo apenas para as vendas de final de ano. Em nove anos, o evento movimentou em torno de 27 milhões de vendas no Estado, número que só tem a crescer.

As inscrições para o Vitória ExpoVinhos 2018 – 10º Salão Internacional do Vinho de Vitória já estão abertas.  Elas podem ser realizadas online, pelo site: https://jacredenciei.com.br/e/vitoriaexpovinhos e com investimento de R$150 para participar um dia e R$ 250 para os dois dias.

 


Leia mais: ViniBraExpo – Grande Festival do Vinho Brasileiro acontece em agosto no RJ


De enófilo a produtor de vinhos

Profissional conhecido mundialmente é um dos palestrantes do Vitória Expovinhos 2018

Carlos Lucas
Carlos Lucas

Com um vasto conhecimento em vinho e um portfólio rico na produção da bebida, o enólogo português Carlos Lucas ministrará uma palestra no Vitória Expovinhos 2018 – 10º Salão Internacional do Vinho, que acontece nos dias 27 e 28 de junho, no Centro de Convenções de Vitória. Com 25 anos de bagagem em conhecimento sobre vinhos, ele promete ensinar aos amantes da bebida o gosto por produtos de qualidade.

Em sua palestra, Carlos Lucas falará sobre a Touriga Nacional, a uva mais nobre dentre as castas, em Portugal, que é hoje a principal fonte para a produção do vinho português. A origem dela está nas terras da região do Dão, mas o seu cultivo já é bastante popular em diversas regiões do país, como Alentejo e Douro.

Essa uva cresce em vários tipos de solo e climas, se tornando a fruta mais popular para a produção de vinhos conhecidos mundialmente, como exemplo o Vinho do Porto. É sobre essa fruta delicada, com bagos pequenos e formato bastante arredondado, que Carlos Lucas irá abordar em sua palestra no primeiro dia do 10º Salão Internacional do Vinho.

O palestrante revela que expectativa para o evento é a melhor possível. “Espero ter um contato maior com o público brasileiro com o interesse pela bebida. Pois um Vitória Expovinhos 2018 como esse é de grande importância para a aproximação do público com os produtores para ampliar o conhecimento do consumo do vinho de qualidade”, afirmou.

 

Palestrante da Expovinhos: Carlos Lucas

Carlos Lucas é natural da vila portuguesa Nova de Poiares, localizada em Coimbra, e imergiu no mundo do vinho muito cedo. Formado na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Carlos estudou sobre a Produção de Produtos não Alcoólicos da Uva, onde também aprendeu a fazer análise de vinhos.

Em seguida, finalizou suas especializações em Viticultura e Enologia na Escola Superior Nacional de Agronomia, em Montpellier na França. E em 1992, iniciou sua carreira de enólogo na Adega Cooperativa de Nelas, onde iniciou a produção de vinhos nas regiões do Douro, Alentejo e Bairrada, localizada em Lisboa. Carlos também esteve à frente na produção de vinhos no Vale de São Francisco, em Piemonte, na Itália e, em Priorato, na Espanha.

Com todo o seu trabalho reconhecido mundialmente, o enólogo recebeu reconhecimento pela imprensa, e foi premiado, em Portugal, como “Enólogo do Ano” e se destaca desde 1997 como júri dos mais importantes concursos de vinhos mundiais em Bordeaux, região da França.

Vitória ExpoVinhos 2018 – 10º Salão Internacional do Vinho de Vitória

Data: 27 e 28 de junho

Local: Centro de Convenções de Vitória

Endereço: R. Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória – ES

Inscrições: https://jacredenciei.com.br/e/vitoriaexpovinhos

Telefone: (27) 3319-8110