O que é Vinho Biodinâmico, Orgânico, Natural e Sustentável?

Que tal uma aula sobre Vinhos Biodinâmicos,
Orgânicos, Naturais e Sustentáveis?

original-wine-vinho-todo-dia-topo

Qual será a real diferença entre eles?

Conversamos com a Ariadne Paes, da loja online Original Wine e também Professora do Curso de Sommelier do SENAC/São José dos Campos e ela nos explica abaixo tudo sobre esses, hoje conhecidos como “Vinhos B.O.N.S” - Biodinâmicos, Orgânicos, Naturais e Sustentáveis. Então vamos lá:

O que é um Vinho Biodinâmico?

original-wine-vinho-todo-dia-topo-organico

A biodinâmica no vinhedo parte do cultivo orgânico das uvas e vai além. A ideia é tornar a vinha uma operação biologicamente ativa e auto sustentável. Baseados nos ensinamentos do filósofo alemão Rudolph Steiner, esses produtores procuram trabalhar em sintonia com os ritmos naturais da terra e movimento dos astros. O conceito é ver a agricultura como um sistema interconectado e parte de um fluxo de energia. O plantio, poda e colheita são todos feitos sem pesticidas, herbicidas e de acordo com as fases da lua e estações do ano.

Os viticultores que adotam a biodinâmica afirmam que suas vinhas são mais saudáveis ​​e mais produtivas. Cultivam as uvas contrariando a monocultura e integrando a videira ao meio ambiente onde tudo e todos vivem em harmonia. Assim como as marés as plantas também têm seus ciclos determinados pelos ritmos da natureza, que quando respeitados geram plantas e frutos mais saudáveis.

A elaboração do vinho também requer cuidados especiais como obter a fermentação apenas com leveduras da própria uva e o homem deve intervir apenas quando necessário e de maneira consciente.

A filosofia é muito interessante e coerente e os vinhedos biodinâmicos podem ter um selo de certificação cedido pelo instituto responsável que é o Demeter International. Basicamente se a uva é saudável e equilibrada fará um vinho saudável e equilibrado. Simples assim!

O que é Vinho Orgânico?

original-wine-vinho-todo-dia-topo-biodinamico

Seguindo a tendência dos alimentos e de outros produtos, os vinhos orgânicos estão em alta devido ao crescente interesse dos consumidores preocupados com a saúde e com a natureza. Dizer “vinho orgânico” é apenas uma forma prática de identificá-los porém quem realmente recebe a classificação orgânica é o vinhedo e as uvas.

Contudo, no vinhedo orgânico o vinho é feito com uvas que não tiveram contato com agrotóxicos como pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos. Utilizam apenas produtos naturais contra pragas e a prioridade é a saúde do solo. Aliás, solos ricos em materiais orgânicos e com sua biodiversidade preservada são vivos, duradouros e capazes de prover nutrientes complexos às videiras. Resumindo, o cultivo orgânico mantém a sanidade do terreno, das uvas e consequentemente do vinho.

É uma das práticas mais comuns e viáveis atualmente. De certa forma o cultivo orgânico é uma volta ao passado antes da agricultura baseada em agrotóxicos ser implementada após a Segunda Guerra Mundial.  A adição de sulfitos na vinificação também é controlada e cada país tem um limite. Contudo, os “vinhos orgânicos” podem ter origem em um vinhedo orgânico e/ou uma vinificação orgânica.

O que é Vinho Natural?

original-wine-vinho-todo-dia-topo-natural

O princípio do vinho natural é fazê-lo com a mínima intervenção humana onde o vinhateiro é apenas o condutor do processo. Mas o termo natural se refere à vinificação sendo que o cultivo de suas uvas pode ser orgânico ou biodinâmico. As uvas são colhidas manualmente e não sofrem manipulação grosseira. As leveduras são selvagens, não fazem tratamentos químicos na videira nem no vinho, não adicionam insumos enológicos para cor e aromas e a filtração é baixa ou inexistente. Não utilizam práticas como correção de acidez, cones de fiação para remoção do álcool, micro-oxigenação para acelerar o envelhecimento nem chaptalização. Sem ajustes, o vinho é original e único.

Mas o processo de vinificação depende da natureza e da sensibilidade do produtor, e quando ele é responsável e competente seu vinho se torna a expressão genuína do terroir e de si mesmo.

Esses vinhos seguem seu curso naturalmente e se afastam dos estilos homogêneos e da falta de individualidade. A maioria dessas garrafas são bem diferentes das encontradas nas lojas ou supermercados por aí e portanto não se assuste se um dia encontrar vinhos turvos, com colorações e aromas inéditos. Aliás, nada aqui é “fake” nem maquiado e as características únicas de cada garrafa são puro charme. Esse personalidade única é apaixonante.

O que é Vinho Sustentável?

original-wine-vinho-todo-dia-topo-sustentavel

A sustentabilidade na vitivinicultura diz respeito a práticas ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente responsáveis, ou seja, pretende aliar o desenvolvimento econômico e social com a correta utilização do meio ambiente e assim nortear as atividades comerciais.

Os viticultores que praticam a sustentabilidade priorizam a preservação do meio ambiente dentro de sua propriedade, conservando a água e a energia utilizando sempre recursos renováveis.

Sustentabilidade é hoje a grande tendência mundial, ou seja, uma prática que realmente pode fazer a diferença. Enquanto os vinhos orgânicos/biodinâmicos/naturais pertencem a nichos economicamente mais restritos e pouco abrangentes em suas práticas, a sustentabilidade permite a produção de vinhos com preços mais acessíveis ainda mantendo a preocupação com futuro do meio ambiente e com a população do planeta.

Conheça alguns Vinhos B.O.N.S que estão disponíveis na loja online www.originalwine.com.br

HUASO DE SAUZAL CHILENA 2014 - Biodinâmico

Uva Pais,Tinto, Seco, 13,5%, 750ml

HUASO DE SAUZAL CHILENA 2014

Além de ser um vinho de alta qualidade, destaca-se pelo seu processo de fabricação. A vinícola é muito pequena (apenas 4 hectares) e não faz uso de sulfitos ou qualquer outro insumo que não seja orgânico. Ah! Outra curiosidade é que são vinhos de secano, ou seja, sem irrigação nas vinhas.

Veja outros Vinhos Biodinâmicos Clicando Aqui.


EXPRESSION ROSÉ 2015 - Orgânico

Uvas Syrah e Grenache, Rosé, Seco, 13%, 750ml

expression-rose

Os irmãos Fanny e François produzem essa explosão de frescor com primor. Um Rosé feito de 70% Syrah e 30% Grenache. Produção totalmente orgânica, ou seja, do início ao fim sem produtos químicos. Esse Rosé de saignée (coloração dada por pequenos cortes na casca), passa 4 meses em cubas de inox antes de ser engarrafado. Vinho com um nariz de anis, groselhas e framboesas. Vai maravilhosamente bem com queijos, frutos do mar e peixes.

Veja outros Vinhos Orgânicos Clicando Aqui.


CACIQUE MARAVILLA COT PAÍS 2014 - Natural

Uvas Malbec (Cot), País e Cabernet Sauvignon, Tinto, Syrah, 13%, 750ml

cacique-maravilha

Esse é um rótulo sem igual de vinificação natural. Nele todas as surpreendentes notas foram alcançadas apenas pelas próprias uvas e pelas propriedades distintas de seu terroir. Nada de leveduras sintéticas ou qualquer tipo de intervenção. Os aromas começam com fortes notas de azeitona e vão evoluindo para couro, frutas negras, chocolate e até própolis. Em boca é bem diferente do que é no nariz. Começa adocicado mas logo as notas minerais aparecem e unidas à acidez e aos taninos preenchem sua boca. A Cot (nome da Malbec na França) chega com suas notas amadeiradas e a Cabernet Sauvignon e a País secam a boca. Acompanha muito bem carnes de caça como pato, cordeiro, coelho e até javali. Ousado e inigualável esse vinho é uma estrela.

Veja outros Vinhos Naturais Clicando Aqui.


Conheça mais sobre a Original Wine, uma loja online especializada em vinho biodinâmico, orgânico, natural e sustentável.

original-wine-vinho-todo-dia-topo-site

Como foi dado o start da Original Wine?

A Luciana e o seu marido Marcos são grandes e verdadeiros amigos e o Antonio, meu marido. Eu e a Luciana nos conhecemos primeiro e já tomávamos vinho com amigas em comum que também são enófilas. Quando nossa amizade se estreitou, viajamos com nossas famílias e pudemos conversar mais sobre o assunto. Foi contando sobre esses vinhos para o Marcos que o convite dele para nos unirmos surgiu. Hoje eles fazem parte da nossa família e não poderia ter encontrado pessoas melhores para caminhar conosco nesta jornada.

Como começou sua paixão pelos vinhos?

A paixão por vinhos começou quando me formei sommelière mas foi ao tomar o primeiro gole desses vinhos orgânicos, biodinâmicos, naturais e sustentáveis que me apaixonei e a ideia da loja virou um sonho. No Brasil pouco se fala sobre esses vinhos de verdade, sem enganação, sem química e que realmente fazem bem para a saúde mas pretendemos mudar isto tornando esses vinhos mais acessíveis. Procurando saber mais sobre eles senti falta de lojas especializadas, e compartilhando meus interesses e ideias com grandes amigos surgiu a possibilidade de uma sociedade para a realização deste sonho..

Como é feita a curadoria dos vinhos?

Infelizmente o acesso a esses “vinhos de verdade” é restrito e as informações escassas. Portanto, fui persistente, pesquisei, tomei, ouvi e segui entusiastas sobre o assunto para conseguir selecionar nossos rótulos. Todos eles são vinhos que bebemos, beberíamos novamente e que somos apaixonados. Trabalhar com estes vinhos vai além de vender bebida alcoólica. Fizemos amizade com distribuidores e vinícolas, o que tornou a curadoria fácil e prazerosa. Aliás temos algo em comum, vemos esses produtores como artistas e respeitamos suas obras.

original-wine-vinho-todo-dia-topo-garrafa

Vinhos biodinâmicos, naturais, sustentáveis e orgânicos na Original Wine

Ficou curioso e quer experimentar? As compras podem ser feitas diretamente no site www.originalwine.com.br

Gostou do artigo? Deixe abaixo seu comentário, ele é muito importante para a gente. Se lembrar de algum amigo que ama vinhos assim, compartilhe com ele. Viva o Vinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *