Queijo Artesanal de Alagoa (MG) recebe Premiação na França. Conheça o responsável por esse sucesso!

Prepare-se para conhecer a curiosa história do Queijo Artesanal de Alagoa (MG).

Imagine a vida maravilhosa das vaquinhas que vivem em uma pequena cidade chamada Alagoa, localizada a mais de 1.100 metros de altitude nas montanhas mineiras (altura que se igualam aos pré-alpes suíços), em uma área de Conservação e Preservação Ambiental da Serra da Mantiqueira, no Parque Estadual Serra do Papagaio e que fica no entorno do Parque Nacional do Itatiaia.

Ambiente super natural, tranquilo, água límpida, pasto saudável e clima com sensação térmica agradável. Essas vaquinhas têm um vidão!

Bem-vindo a Alagoa-MG_Foto Osvaldo Filho

Agora imagine o leite gostoso e saudável que essas vaquinhas produzem, e mais ainda, imagine um queijo saboroso elaborado artesanalmente com este leite! Esse é o premiado internacionalmente, Queijo Artesanal de Alagoa.

Um queijo surpreendente, aromático, intenso e persistente na boca, com uma fantástica característica visual, feito de forma artesanal, com leite puro sem ser pasteurizado. Um legitimo queijo mineiro e brasileiro!

O Queijo Artesanal de Alagoa está cada vez mais famoso. Você já ouviu falar dele?

Se sim ou se não, você vai agora conhecer mais sobre esse queijo e sobre o empreendedor Osvaldo Filho!

Trata-se de um mineirinho arretado, que faz um sucesso incrível nas redes sociais com sua simpatia, bom humor e principalmente, com seu trabalho.

osvaldo filho queijo artesanal de alagoa
Osvaldo Filho em sua loja.

É, sem dúvidas, uma diversão acompanhar o seu dia-a-dia, que geralmente é passado em sua loja, em meio a seus produtos.

E esse queijo? É Parmesão?

Não! É Queijo Artesanal de Alagoa.

Sim, dá vontade de comer de longe mesmo. Osvaldo agarrou uma missão difícil porém não impossível: Fazer com que o Queijo Artesanal de Alagoa pudesse chegar a qualquer mesa no Brasil.

Mas sua missão acabou indo além e Osvaldo acaba de trazer da França uma medalha de bronze do Concurso Mondial du Fromage, destacando-se entre 700 queijos de mais de 20 países, Wow!!! E, além da medalha, trouxe também muito orgulho, suor, alegria e mais um monte de sentimento junto e misturado!

Nós, do Vinho Todo Dia, somos um dos seus mais de 20 mil seguidores que o acompanham diariamente pelo Instagram @queijodalagoamg. E vale a pena segui-lo! Ele é muito divertido e é possível captar de longe seu amor pelos queijos.

Gosto muito do instagram! Eu realmente me divirto com as postagens. Quando amamos o que fazemos o trabalho torna-se um prazer! Através do instagram procuro transmitir isso pros meus seguidores.

Assim foi surgindo essa vontade de dividir mais com vocês, nossos leitores, esse perfil inspirador.

Pedimos ao Osvaldo para nos contar um pouco de sua história, então senta, que lá vem!

Vamos começar falando sobre Alagoa (MG).

É uma cidade ao sul de Minas, próximo ao  Parque Estadual da Serra do Papagaio. Com um pouco mais de 2.700 habitantes (IBGE), é conhecida pelo famoso queijo que produz em sua zona rural e que não pode ser produzido em nenhum outro lugar, pois as características geográficas da região influencia diretamente no sabor exclusivo do queijo.

há mais de 100 anos, imigrantes italianos originários da região de Parma muito conhecida por seus Parmesões, foram os que trouxeram a cultura do queijo para a cidade.

Alagoa fica a 307 km de São Paulo, 275 km do Rio de Janeiro e 430 km de Belo Horizonte. Cidade típica do interior de Minas, clima europeu e tranquilidade da roça.

Alagoa atrai turistas também pois faz parte do circuito turístico das Terras Altas da Mantiqueira e da Região do Caminho Velho da Estrada Real. Fica a 1.100 metros de altitude e possui vistas e paisagens impressionantes. E é por causa dessa altitude que Alagoa possui condições perfeitas para a produção de um queijo único.

A história do Osvaldo começa com o seu bisavô, Jeremias Sene. Ele era tropeiro e transportava os queijos dentro de balaios de bambu. Colocava-os em cima do lombo dos burros e com a tropa atravessava a Serra da Mantiqueira para vender os queijos no Vale do Paraíba e às vezes em Resende/RJ.

E seu avô, Ivo Martins, também era pecuarista. E assim, essa família foi se formando em volta do Queijo Artesanal de Alagoa.

Osvaldo agora entra na história.

Osvaldinho, como é conhecido por lá, não podia ficar de fora. Ele é formado em Direito, mas nunca exerceu a profissão. Sua motivação com os queijos começou em 2009, quando estava visitando um conhecido e ele reclamou que as vendas dos queijos estavam muito ruins e que a maior riqueza deles estava perto do fim.

Aquilo me incomodou profundamente. Comecei a matutar em busca de uma solução. Foi quando deu um estalo na minha cabeça e ouvi uma voz, como que por Deus: “Venda queijo pela internet!” Este insight foi marcante. Fui nos Correios pra ver ser era possível e busquei apoio do SEBRAE/MG. Desde então, comecei a vender o Queijo Artesanal de Alagoa pela internet e graças a Deus tem sido um grande sucesso!

Foi assim que ele começou sua carreira empreendedora, com o objetivo de não deixar acabar o Queijo Artesanal de Alagoa.

 


Leia mais: 17 lojas de vinhos online para você escolher onde comprar os seus!


De lá pra cá, o Queijo Artesanal de Alagoa já conquistou prêmios importantes:

Ele nos conta que o Queijo Artesanal de Alagoa foi Medalha de Prata e Bronze nas edições do Prêmio Brasil Queijos, em São Paulo, nos anos 2016 e 2015. E o Queijo do Coronel foi medalha de Prata em 2016 e TOP 5 pela Revista O Globo. Em 2016, foi eleito pela Revista Paladar como 1 dos 10 queijos brasileiros que você precisa provar.

Mas foi em 2017 que algo grandioso realmente aconteceu.

Recebi um telefonema da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais). Era o Dr. Altino, Superintendente, dizendo que “teve uma reunião em BH e que eu fui escolhido como referência em queijo artesanal em Minas Gerais.” Fiquei lisonjeado do outro lado da linha. Daí ele prosseguiu: “Vamos fazer uma missão técnica para a França, uma viagem de 10 dias pelo sul da França. Você aceita participar desta viagem?” Eu quase tive um treco. Respondi que não tinha passaporte, que nunca tinha saído do Brasil. E ele respondeu: Fica tranquilo, é fácil tirar o passaporte! kkkkkkkkk

No Concurso Mundial de Queijos em Tours realizado na França, o Queijo Artesanal de Alagoa recebeu medalha de bronze!

queijo artesanal de alagoa medalha de bronze concurso mundial de queijos em tours vinho todo dia
Osvaldo quando recebeu medalha de Bronze na França com o Queijo artesanal de Alagoa Grande.

E para nossa maior alegria, no último dia da viagem, os queijos que levei na mala, participaram do Concurso Mundial de Queijos em Tours. O Queijo artesanal de Alagoa Grande recebeu medalha de bronze! Foi inesquecível!

O mais recente reconhecimento deste trabalho foi o Troféu Super Ouro que o Queijo Faixa Dourada recebeu dia 27 de outubro em São Paulo. Dentre 403 queijos brasileiros, apenas 5 receberam esse destaque, e um desses foi a gente!

Além do Troféu Super Ouro, o queijo Alagoa Branca (com mofo branco) ganhou Medalha de Ouro e os queijos Alagoa Pequena, Alagoa grande e Queijo Mantiqueira Real ganharam medalha de prata.

Mas não são só os queijos que ganham prêmios, ele também já conquistou alguns marcos importantes.

Em 2014 recebi o Prêmio MG Turismo, o nosso empreendimento estava atraindo turistas pra Alagoa. No mesmo ano, recebi o Prêmio José Costa de empreendedorismo e inovação da Fundação Dom Cabral e Diário do Comércio em Belo Horizonte.

Novamente sobre a premiação Francesa, quando voltou de lá, Osvaldo postou um texto digno de ser lido e relido por empreendedores de todas as áreas, que acreditam que podem fazer a diferença no mundo. Um texto lindo, de uma pessoa simples portadora de um grande talento.

Leia o post de Osvaldo no Facebook após retornar da França com o prêmio que ganhou.

O mês de Junho/17 ficará marcado pra sempre em nossas vidas. Foi histórico! A viagem pra França: memorável! Nas malas levamos roupas e queijos, nossos anseios e sonhos. Trouxemos Medalha de Bronze e uma baita satisfação, um sentimento gratificante e aquela sensação gostosa: estamos no caminho certo!

Extrapolamos as montanhas da Mantiqueira, ultrapassamos as fronteiras mineiras, atravessamos oceanos e conquistamos o solo europeu. Colocamos Alagoa no patamar internacional. Este feito é irreversível. É um grande motivo de orgulho!

De volta à terrinha amada com mais ânimo na empreitada: Alagoa, França e Paris são nossas novas vaquinhas que aumentarão a produção do nosso Queijo Artesanal de Alagoa.

Tudo isso me fez lembrar da frase e do breve discurso que dei ao inaugurar nossa loja física aqui em Alagoa. Compartilho com vocês:

TRABALHE PARA QUE TEUS CLIENTES TE PROCUREM POR SER REFERÊNCIA, NÃO O MAIS BARATO.

Não é do dia pra noite. Não é num estalar de dedos. Não é instantâneo como miojo. Leva tempo. Exige foco, paciência e perseverança. Requer muita dedicação, muita garra, muito empenho, muito esforço. Não é nada fácil. Não basta vestir a camisa, é necessário suar a camisa. Precisa acreditar. Ter fé. Dar o melhor. Fazer com muito amor, com muito entusiasmo, com muita paixão.

Fomos pioneiros na venda de queijo artesanal pela internet. Procuramos ser REFERÊNCIA quando o assunto é queijo artesanal. Temos muito orgulho por ser de Alagoa, um ‘mini’cípio de Minas Gerais. Somos pequenos, mas sonhamos grande. Estamos levantando poeira, pois tivemos a iniciativa de largar na frente. Nos alegramos com pequenas conquistas e compartilhamos com nossos clientes, pois a reciprocidade é um dos combustíveis que nos faz avançar cada vez mais. O carinho e o afeto que recebemos de cada cliente é super gratificante e motivador.

Não temos tempo para a inveja ou o ócio, nos ocupamos com inovação e criatividade. Procuramos concentrar nossa atenção em coisas boas e cultivar bons sentimentos no coração. Temos consciência da nossa essência e do que somos capazes. O céu não é o limite. Ao infinito e além!
Imensamente gradicido, Osvaldo Filho.

Demais, não é? É muito bom pode dividir com vocês histórias assim, de pessoas que foram longe e que conseguem fazer a diferença no empreendedorismo e na inovação.

Através do seu site, Osvaldo comercializa o Queijo Artesanal de Alagoa para todo o Brasil.

O site www.queijodaalagoa.com.br é o principal meio de venda de Osvaldo. Por lá, ele comercializa seus produtos e entrega para todo o Brasil. Já vendeu de norte a sul do país. Já mandou queijo por avião. As avaliações do site sobre a compra são super positivas.

Perguntamos a ele: Para uma pessoa que nunca entrou na sua loja virtual|site e nunca provou seus queijos, o que a aconselharia comprar?

Para o cliente que não conhece recomendo que comece experimentando a peça pequena do Queijo Artesanal Alagoa. É um queijo democrático que harmoniza com tudo: café, doce de leite, goiabada, geleias, azeite, tomatinho seco, cortado em fatias com pão francês, em cubinhos com azeite e orégano, enfim, mil e uma utilidades. E o mais legal: é da mesma produção do Queijo artesanal de Alagoa Grande, premiado na França!

Quer provar e descobrir o exclusivo Queijo Artesanal de Alagoa? Eles entregam para todo o Brasil. Todo mesmo! Segundo Osvaldo, ele já enviou queijo até para o Amazonas, demorou 18 dias de barco pra chegar, conta ele.

Clique abaixo e confira os principais queijos vendidos no site:

queijo-alagoa-grande-vinho-todo-dia

Queijo Alagoa Grande                    Queijo Artesanal de Alagoa              Queijo Faixa Dourada

Ainda não segue no Instagram o Queijo Artesanal de Alagoa? Uai, então clique aqui sô!

 

Amou toda esta história? Que tal visitar Alagoa e conhecer de perto este lugar maravilhoso, o Osvaldinho, e claro, degustar o Queijo Artesanal de Alagoa na fonte! Anote os principais contatos por lá:

Visite o blog de turismo da região: www.visitealagoamg.com.br

Queijo Artesanal de Alagoawww.queijodalagoa.com.br


O que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião ali em baixo nos comentários. Iremos adorar saber o que você pensa e juntos podemos enriquecer ainda mais nossos conhecimentos sobre este maravilhoso universo do vinho, e também dos queijos!

Conhece alguém que também adora queijos? Compartilhe este artigo com esta pessoa. Pode ser o conteúdo que ela está procurando : )


Leia mais:  Vinho Verde: o que é? Conheça esse vinho que é a cara do verão!