Vinícola Cainelli: Entrevista com o Enólogo Roberto Júnior

Amor ao vinho faz da Vinícola Cainelli uma referência em vinhos de qualidade

A Vinícola Cainelli fica situada na BR-470 no coração de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Hoje ela é comandada pelo querido e simpático Enólogo Roberto Cainelli Júnior, que produz 30 mil litros de vinho/espumante por ano e é responsável pelos seis hectares de vinhedos.

vinicola cainelli 2

.
Nós, do Vinho Todo Dia, já tivemos o prazer de degustar alguns vinho da Cainelli e todos foram, sem dúvida, uma experiência memorável.
.
Quem também ficou encantado com a Vinícola Cainelli, foi nosso amigo Marcos Marcon, do Blog Vem da Uva. Ele esteve recentemente por lá, por nossa indicação, e ficou encantado com a experiência, que rendeu um artigo lindo lá no blog dele. Confira aqui:
Ficou claro que a família Cainelli recebe os visitantes e elabora os vinhos com muita dedicação, e pelo amor ao que faz. A Vinícola Cainelli se tornou parada obrigatória em qualquer roteiro turístico pela Serra Gaúcha, disse Marcos Marcon.

Entrevista com o Enólogo Roberto Cainelli Júnior

Estávamos curiosos para saber mais sobre a história da Cainelli e fizemos uma entrevista com o enólogo Roberto Cainelli Junior. Suas respostas foram super divertidas e engraçadas. Vale a pena conhecer mais sobre a Vinícola e sobre o trabalho que é realizado por lá.

1) Quando a Vinícola Cainelli foi construída?

Meu avô comprou em 1929, acreditamos que ela tenha sido construída em 1900. A casa possui 3 andares. No primeiro andar existe hoje a loja da Cainelli. No segundo andar, foi mantida a moradia original, é onde fica o museu Cainelli, com artefatos da antiga vinícola e objetos da comunidade. Este espaço conta, através de fotos, relatos e marcas, a história da comunidade e da família, e sua ligação com o vinho. O terceiro andar é fechado para visitação.

2) Quando vocês retomaram a vinícola?

A Vinícola funcionou de 1929 até 1964. Retomamos as atividades em 2004, com estudos de solo, reconstrução de prédio de elaboração, compra de equipamentos e o plantio dos vinhedos. Nosso primeiro vinho saiu em 2008, e desde então, seguimos plantando novas variedades a cada ano e investindo em tecnologia para aumento de qualidade.

3) Conte um pouco da sua rotina como enólogo.

Então, é um trabalho maravilhoso, mas pra quem acha que é só ficar degustando vinho no ar-condicionado está muito errado. (hahaha)
.
Nosso dia a dia é de muito estudo, sempre aparecem novos artigos, técnicas e tecnologia para a produção de vinhos.
.
Eu leio muito, degusto muito (é preciso conhecer os vinhos do mundo e do Brasil também, para termos parâmetro). Isso parece ser uma tarefa fácil, mas não é. Como se faz para degustar um vinho de R$ 7.000,00 a garrafa? Que gosto tem? Nós precisamos saber e temos que correr atrás disso!
.
E também tem aquele lado que é super pesado, como carregar caixas de uva, caminhar quilômetros nos vinhedos olhando a qualidade das uvas e quase sempre, em baixo de sol.
.
Tenho que lavar tanque naqueles dias de 1º grau no inverno, acordar de madrugada pra ver o sistema de frio e etc.
.

4) E como é o período da safra?

É o período de um trabalho realmente intenso. Dormir? Pra quê? (hahaha)

Na safra, deixamos de ser seres humanos normais e nos transformamos em super enólogos. Não comemos muito, não dormimos muito, mas rendemos muito.
.
Se algo der errado, vão me ligar, eu sou o médico do vinho, e o paciente precisa de mim naquele momento.
.
O vinho me ensina muito também, sou de uma geração ansiosa, ao olhar uma muda,  já quero provar o vinho, mas este tem me ensinado que tudo tem seu tempo. Eu posso fazer o que eu quiser, mas ele tem o tempo dele, me cabe aguardar, desfrutar dos momentos, as trasfegas, as estabilizações, o amadurecimento em barrica, pra depois sim, tê-lo pronto.
.
Existem também outras partes que também são maravilhosas, como degustar infinitos vinhos, estar presente nos eventos de Enologia, de alta gastronomia. Poder degustar grandes vinhos e espumantes. Estar em contato com outros produtores, comemorar cada trator novo.
.
Participar dos almoços de fim de safra regados a vinho e risadas de uma equipe cansada que deu seu melhor também é maravilhoso.
.
Mas o melhor de tudo é ver o sorriso no rosto dos clientes e o ouvir os parabéns a cada garrafa se esvaziando.
.
As amizades que se formam ao redor da taça, as viagens, as pessoas… Estamos criando uma marca forte e ver isso se perpetuando é fenomenal.
.
Em resumo: Acompanhamos desde o plantio, a formação de mudas, até a compra da rolha, garrafa e produção do rótulo. Todo Enólogo é muito artístico, tem um lado alquimista.

5) Um sonho?

Meu sonho pessoal é que todos meus clientes compartilhassem do mesmo sentimento que eu, desejo mostrar o que vejo com meus olhos, tudo que tem por trás de uma garrafa de vinho. Tenho certeza, que desta forma, teríamos muitos apaixonados por essa bebida milenar! Vinho é vida, o contato mais próximo do homem com a natureza!
.

.

Vinhos degustados pelo #vinhotododia

cainelli merlotcainelli espumante

 

 

 

 

 

 

 


Leia mais: Enogeeks: 25 produtos sobre vinhos que fazem sucesso nas redes sociais


Eventos realizados na Vinícola Cainelli

vindima cainelli

Vindima

Período: De 14 de janeiro a 4 de março – durante os finais de semana
.
Horário: 9hs30min (manhã) ou 16hs30min (tarde)
.
Sobre: Ao chegar à Vinícola Cainelli, os visitantes são recebidos e convidados a imergir na história da família, visitando a Casa centenária da família, que hoje abriga um museu com objetos que remontam á época da imigração. Em seguida, serão conduzidos pelo enólogo da Empresa, quinta geração da Família Cainelli, até os vinhedos, onde será abordado a parte técnica e histórica da Vivinicultura. Inicia-se em seguida o momento mágico chamado Vindima. Também , sob os vinhedos, será servido o merendin (lanche típico tirolês, com frios, doces, pão, polenta brustolada e é claro o bom vinho ou suco para as crianças), acompanhado sempre de muita música (grupo de cantoria de música italiana “Ricordare e Vivere”). O regresso dos vinhedos é realizado de trator e tuc tuc e em frente à Vinícola é realizada a pisa das uvas.
.

oficina de capeletti cainelli

Oficina de Capeletti

Período: Programação de inverno
.
Horário: 14hs30min nos finais de semana
.
Sobre: Ao chegar à Vinícola Cainelli, os visitantes são recebidos e convidados a imergir na história da família, visitando a Casa centenária da família, que hoje abriga um museu com objetos que remontam á época da imigração. Em seguida, vão para a nossa a vinícola, onde em meio ao tanques onde e vinho descansa, a Nona vai ensinar a fazer a massa e montar o famoso Capeletti, contando a origem desta receita Italiana, depois de prontos e já na panela, é hora de provar o pinhão na grimpa, feito na hora como os primeiros imigrantes faziam. Então já e hora de sentar e provar o capeletti acompanhado de uma boa musica e um bom vinho, a visita á loja esta inclusa.
.

Piquenique

Período: Todo ano
.
Horário: 9:30 hrs às 17:00 hrs.
.
Sobre: Venha relaxar nos nossos jardins ou vinhedos, preparamos uma sexta para um picnic com as guloseimas da culinária tirolesa.
.

passeio de tuctuc cainelli

Passeio de TucTuc

Período: Todo ano
.
Horário: 9:30 hrs às 17:00 hrs.
.
Sobre: Um passeio de 1:30 hrs pelas lindas paisagens do Vale do Rio das Antas a bordo do Tuctuc, com muitas histórias e risadas, diversão para toda família.
.

museu cainelli

Visita ao Museu e Degustação

Período: Todo ano
.
Horário: 9:30 hrs às 17:00 hrs.
.
Sobre: Conhecer a casa da família construída em 1929, um museu que conta a história da família e comunidade, as origens da imigração italiana, o início da vitivinicultura, a visita é auto guiada, depois é possível se conhecer a loja da vinícola e degustar os vinhos e espumantes. Com exceção da linha Origem1929.
.

entrevista roberto cainelli

Confira também: Entrevista com Roberto Cainelli Junior no Canal Brasilivinhos

O Brasilivinhos, de Caroline Abreu, é um canal no youtube que visa promover o enoturismo brasileiro. Todo mês é lançado um novo vídeo de entrevista em uma vinícola brasileira, e um vídeo de uma receita de sugestão de harmonização com um vinho desta mesma vinícola.
Não perca o programa de estreia que foi realizado na Cainelli com o Roberto! Confira a parte 1 aqui e a parte 2 aqui!

 


Leia mais: Original Wine é sucesso com vinho orgânico, biodinâmico, natural e sustentável.


Avaliações da Vinícola Cainelli no Google

Enquanto fazia este artigo, procurei pela Vinícola Cainelli no Google e me deparei com depoimentos super bacanas e avaliação 5 estrelas. Ou seja, se você ainda tem dúvidas, não tenha mais. A Cainelli é um lugar incrível, acolhedor, com pessoas do bem e vinhos excelentes. Tenho certeza que valerá a visita!

depoimento 1 cainelli depoimento 2 cainelli depoimento 3 cainelli depoimento 4 cainelli depoimento 5 cainelli


 

Que vontade de visitar essa vinícola, não é mesmo? Deixe abaixo nos comentário o que você achou deste artigo!

 


Vinícola Cainelli – www.vinicolacainelli.com.br

Vale do Rio das Antas, BR 470 Km 202,6 – Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul