presente tema vinho

Enojoias: Designer inova e cria joias a partir do “diamante do vinho”.

vinhotododia
Escrito por vinhotododia em 13 de fevereiro de 2020
Enojoias: Designer inova e cria joias a partir do “diamante do vinho”.
JUNTE-SE A MAIS DE 61 MIL PESSOAS QUE, IGUAIS A VOCÊ, TAMBÉM AMAM VINHO!

RECEBA GRATUITAMENTE MUITAS DICAS E CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DO VINHO. CADASTRE-SE!

Conheça as Enojoias feitas com cristais de ácido tartárico que são obtidos durante o processo de armazenamento e envelhecimento dos Vinhos!

Foi através do @casalwinelovers que conhecemos as Enojoias!

E ficamos apaixonados!

Assim conhecemos Patrícia Pedrotti, ela é designer de Joias, graduada em Design de Moda e pós graduada em Filosofia e Sociologia pela Universidade Feevale.

Ela também possui cursos de aperfeiçoamento em design e modelagem de Joias. É sócia proprietária da empresa Blu 3D, que trabalha com desenvolvimento de produto, incluindo joias.

enojoias-vinho-todo-dia-2

E ela não veio de qualquer lugar. Filha de viticultor, Patrícia cresceu em meios as vinhas de Tuiuty, interior da cidade de Bento Gonçalves, nas Serra Gaúcha.

Primeiramente, entrou para a faculdade de Design, e desde sempre teve o desejo de unir o design e algo relacionando à uva, mas nenhuma de suas ideias era realmente uma “grande ideia”. E o tempo foi passando…

Então, depois de uma década, veio o insight:

Desenvolver joias com os cristais de ácido tartárico, a chamada “gruppola” aqui no interior. Com uma conexão entre a terra do vinho e a paixão pelas joias foi que surgiu a ideia das “Enojoias”.

enojoias-vinho-todo-dia-4
Patrícia Pedrotti, criadora da Enojoias

Na criação das Enojoias, o foco central das peças são cristais de ácido tartárico, os “diamantes do Vinho”, que são formados pela precipitação de dois elementos presentes nas uvas tanto brancas quanto tintas: o ácido tartárico e o potássio.

E é nessa hora que acontece a “mágica” …

Na presença de baixa temperatura, esses elementos reagem entre si, dando origem a esses belíssimos cristais.

Demais, não é? Então, dê uma olhada neste vídeo pára ver como o processo é feito!

Conheça mais sobre as Enojoias!

No caso das Enojoias, os “diamantes” estão harmonizados com metais folheados a ouro rosé, e prata, dando mais leveza e sofisticação às peças.

Primeiramente, as criações surgiram com o propósito de apenas de fazer uma exposição para mostrar a riqueza destes materiais, porém a Cooperativa Vinicola Aurora, da qual nossa família faz parte, abraçou esta ideia e não quis deixar somente para exposição, mas pediu confeccionar brincos em prata para todas as suas recepcionistas.

Então, o objetivo de Patrícia hoje é mostrar todas as belezas que surgem do Vinho, e de todo o trabalho dos queridos viticultores na Serra Gaúcha.

Em outras palavras, levar o que há de melhor no vinho para os 4 cantos do mundo.

A Editora do Vinho todo dia, Anna e sua Enojoia.

Sucesso no Brasil e no Mundo

Sim, a Patrícia não para!

Hoje após 3 anos de criação das Enojoias, todas as semanas têm novos lançamentos exclusivos para algumas lojas e peças sob encomenda que são enviadas para o todo o Brasil e outros Países, como Portugal, França, Itália, Argentina, Uruguai, e República Dominicana.

Quanto ao desenvolvimento das Joias, os metais dão desenhados por Patricia e produzidos em Guaporé – RS, polo joalheiro. Já os cristais, são retirados das pipas durante a limpeza e entregues em diversos formatos, nas colorações vinho branco, vinho rosé e vinho tinto.

Nenhuma peça é igual a outra, cada joia é única.

Com esses cristais, ela faz artesanalmente o corte conforme o formato da joia desenhada.

Do mesmo modo, Patrícia também afirma que leva em conta como conceito para criação, as formas orgânicas e fluidas, remetendo bem a atmosfera da região da Serra Gaúcha.

A Enojoia têm registro de direito autoral, que pode ser reconhecido através de leitor de QR CODE impresso na etiqueta.

Conclusão? Amamos a criatividade da Patrícia!

Siga a Enojoias no Instagram!

enojoias-vinho-todo-dia-1


Livros sobre vinhos: 15 opções pra você se tornar um expert


Esperamos que você tenha curtido o artigo “Enojoias feitas com cristais de ácido tartárico”.

Se você conhece alguma pessoa que também possa gostar desse artigo, compartilhe essa página com ela.

Dessa forma, ficaremos imensamente agradecidos por sua colaboração e temos certeza que a pessoa indicada também!

Ah, outra coisa muito importante! Para nós do Blog Vinho Todo Dia, o seu comentário sobre o que achou desse artigo seria demais! Se ele foi útil para você escreva algo logo aqui abaixo ou deixe sua sugestão de melhora. Seu comentário é muito valioso para gente! Gratidão.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.